domingo, 22 de janeiro de 2017

Fui no Tororó


“Fui no Tororó beber água não achei.” Quem quando criança ou até na fase adulta nunca ouviu essa cantiga e se perguntou o que é, e onde fica esse tal Tororó?

Não é difícil saber pela cantiga que Tororó se refere a uma fonte de água limpa, mas onde fica, se é que ainda existe?

Duas cidades brigam pelo posto de dona da fonte mais cantada entre os brasileiros. 

Há quem acredite que a cantiga nasceu em Salvador, Bahia, capital do império na época Brasil Colônia e o Tororó não é uma simples fonte de água limpa. É sim um Dique, chamado de Dique do Tororó, o único manancial natural de Salvador tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1959.  Com uma lagoa de 110 metros cúbicos de água atualmente possui 8 esculturas de orixás que flutuam no espelho d´água de autoria do artista plástico Tati Moreno instaladas desde de 1998.   

Soteropolitano se utilizavam da água do dique
Soteropolitano se utilizavam da água do dique

Ao fundo a Arena Fonte Nova
Atualmente com as esculturas e com a Arena Fonte Nova ao fundo


Tororó vem do Tupi e significa jorro (de água) e conta à história que o povo soteropolitano tinha o habito de se abastecer nas águas do dique e dela surgiu a popular cantiga.

Há controvérsias, pois o historiador Olavo Rodrigues no seu livro “Cartilha da História de Santos” lançado em 1980 atribui à inspiração da popular cantiga a Fonte do Itororó localizada no pé do Monte Serrat na cidade de Santos, São Paulo. E está ligada diretamente a fundação da cidade de Santos.


Explorador e Fidalgo Português
Retrato de Brás Cubas por Benedito Calixto (1903)

A fonte pertencia ao explorador e fidalgo português Brás Cubas, fundador da vila de Santos (hoje cidade) e era responsável pelo abastecimento do seu curtume. Dizia a lenda popular que quem bebesse da água não sairia mais da cidade. A fonte serviu como abastecimento em 1920 da Empresa Águas do Itororó, uma fábrica de refrigerantes.

Fonte Atual do Tororó - Foto: Carlos Pimentel Mendes
Fonte Antiga do Tororó (Atrás da fonte nova) - Foto: Carlos Pimentel Mendes 

Seja baiana ou santista a verdade é que todos nós brasileiro nos apaixonamos por essa cantiga e repassamos por gerações. Talvez na esperança de um dia reencontrar a bela morena que lá deixamos.   


FONTES:

Olavo Rodrigues - Cartilha da História de Santos
Dique do Tororó - Salvador - Bahia.tur.br  

CANTIGA:


Eu fui no Tororó beber água e não achei
Achei bela morena que no Tororó deixei
Aproveita, minha gente, que uma noite não é nada
Se não dormir agora, dormirá de madrugada

Oh! Dona Maria. Oh! Mariazinha
Entra nesta roda ou ficarás sozinha

Sozinha eu não fico, nem hei de ficar
Porque tenho o (Nome da Pessoa) para ser meu par

"Tira, tira o seu pezinho
 Bota aqui ao pé do meu
 E depois não vá dizer
 Que você se arrependeu"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...