domingo, 1 de março de 2015

Vila Cruzeiro



Hoje fui presenteado pelo amigo Marcelo com uma foto lindíssima da Vila Cruzeiro provavelmente tirada nos anos 60. Não é novidade nenhuma que sou nascido e criado na Penha e vivi a minha infância e adolescência com meus amigos da Vila Cruzeiro. E para homenagear essa terra querida compartilho a foto do Marcelo acompanhada com a história desse lugar que me deu muitas alegrias e me fez crescer mesmo com todas as dificuldades que enfrentei pelo caminho. 

A ocupação da Vila Cruzeiro é tão antiga quanto à do Morro da Providência, no final do século 19, porem diferente da ocupação por soldados enviados para Guerra de Canudos, a ocupação se deu por escravos fugitivos que ficaram sobre proteção de um padre abolicionista da Igreja da Penha. Vale ressaltar que toda aquela área da Vila Cruzeiro e grande parte da Penha são de propriedade da Igreja. Padre Ricardo como era conhecido, capelão da irmandade da Penha costumava abrigar em sua própria casa escravos fugidos das redondezas, passou a se chamar por muitos o “Quilombo da Penha”. Dezoito dias antes de assinar a Lei Aurea Princesa Isabel visitou o santuário da Penha. Seria apenas uma coincidência?

O nome Vila Cruzeiro se deve a um cruzeiro que existiu no alto do morro e que apenas moradores mais antigos sabiam da sua existência. E que poucos moradores também sabem, foi me confidenciado por meu avô, é que em meados dos anos 40 (não exato) estudavam a desocupação da favela para construção de um grande cemitério, mas para nossa sorte as terras eram impróprias, muita rocha, disse o saudoso querido vovô Osvaldo. 

Lembro-me das peladas do Campo do Ordem e Progresso ou somente campo do “ORDI” como a molecada da minha época chamava. Foi nesse mesmo campo que um garoto despontou para o futebol e ficou conhecido mundialmente como Imperador. E até hoje Adriano mesmo com a notoriedade não esquece o lugar onde nasceu e os amigos que fez. 

É claro que a Vila Cruzeiro como em qualquer favela existem histórias tristes para se contar. Essas histórias eu deixo para as mídias já nos bombardeiam tanto com elas, e prefiro saborear apenas aquelas que me fazem voltar a ser criança na minha querida Penha.

Texto publicado em 26 de setembro de 2012 no Facebook

2 comentários:

  1. Nossa, eu amei a foto e o depoimento, morei até sair ora me casar na Vila Cruzeiro, saudade desse tempo, das pessoas, vizinhos, brincadeiras, chorei.Eu morei na rua da Carvoaria perto do poço da Praça.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...