quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Uma Onça olhando as águas da Guanabara

Pedra da Onça na Ilha do Governador - RJ
Diz a lenda que uma indiazinha que vivia em uma tribo as margens da Baia de Guanabara tinha um maracajá de estimação, uma espécie de gato-do-mato, animal típico da Ilha do Governador no século XVI. Todo final de tarde a indiazinha ia com seu bichinho de estimação banhar-se na límpida água da baia. Enquanto mergulhava seu amiguinho ficava ali a observá-la no alto de uma pedra. Só que um dia a indiazinha mergulhou e não mais voltou, e como prova de amor o seu animal de estimação ficou ali esperando, esperando e nada dela voltar. Passaram-se dias e a onça não se mexia na esperança de ver sua amiga novamente. Índios da tribo até tentaram retira-la, mas o esforço foi em vão, a pobrezinha ficou ali intacta até falecer de fome e de sede. 

Nenhum historiador confirma a história, mas para homenagear a fidelidade dessa onça, moradores da Ilha do Governador na década de 1920 construíram um monumento para representar esse ato de amor. O responsável pelo projeto e por esculpir o maracajá foi o artista plástico Guttman Bicho e sua obra ficou até o ano de 1965 quando foi substituída por deterioração do tempo.

Antiga Escultura que ficou até 1965.
Hoje a Pedra da Onça é um ponto turístico da Ilha do Governador e quem à visita tem o visual lindo da região serrana e do Dedo de Deus, mas o que mais impressiona é a paz que ecoa naquele lugar. Tenho certeza que assim como a onça, não resistirá em sentar-se na pedra e olhar o movimento das águas da Guanabara. E quem sabe adormecer e sonhar com a indiazinha saindo da água correndo para dar um grande abraço no seu amigo felino.

Texto publicado 22 de julho de 2013 no Blog do Vovozinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...