domingo, 8 de março de 2015

VOTEM EM MIM !!! - Ilha de Brocoió




VOTEM EM MIM !!!
No dicionário Brocoió significa pessoa ou coisa desprezível. E ao contrário disso a Ilha de Brocoió não pode ser desprezada por nós cariocas.
Essa ilha vizinha à Paquetá (300 metros) de aproximadamente 200.000m² que hoje é residência de praia do Governador do Estado é chamada de Ilha de Brocoió porque conforme diz a lenda, a ilha foi presídio para índios rebeldes. Quando um indígena se rebelava contra chefes da tribo, era levado para ilha onde ficava até a sua morte. Daí o nome Brocoió que no dicionário Tupi-Guarani quer dizer sussurro. Algumas pessoas juram que escutam os sussurros desses índios que morreram na ilha.
A ilha também serviu de exploração de cal,matéria prima fundamental para construções no Brasil Colônia.
Ilha de Brocoió
Na década de 30 a ilha foi comprada pelo empresário e dono do Copacabana Palace Octávio Guile que urbanizou e mandou construir uma mansão em estilo normando de autoria do arquiteto francês Joseph Gire, o mesmo que projetou o Copacabana Palace. Dentro da casa, de quatro pavimentos e cinco quartos, mais dois de serviço, chamam a atenção os pisos de mármore português, os lustres art déco, os mosaicos árabes e o banheiro da suíte principal, com banheira e pias esculpidas em pedras únicas de mármore de Lioz amarelado. O estilo da casa é europeu, com telhas francesas e mansardas (janelas que saem do telhado), um contraste em meio à vegetação tropical - no térreo, há até uma lareira.


A ilha juntamente com seu palácio foi adquirida em 1944, pela Prefeitura do então Distrito Federal, quando se converteu em patrimônio público. Quando a capital do Brasil passou para Brasília em 1960 passou para a administração do governo estadual.


A ilha não é aberta a visitação, e a não ser que tenha uma permissão você só poderá desfrutar da sua beleza de longe quando estiver na praia dos Pedalinhos ou na praia da Moreninha em Paquetá. Como não tenho um padrinho forte e adoraria conhecer a ilha de Brocoió, vou me candidatar a Governador do Rio de Janeiro, e com a ajuda dos meus 527 amigos do Facebook, com certeza terei esse privilégio.

VOTEM EM MIM !!! 
Texto publicado em 15 de abril de 2012 no Grupo Rio Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...