Foto da Ponte dos Marinheiros Augusto Malta de 1924 |
Para facilitar o transporte da comitiva de D. João VI entre a Quinta da Boa Vista e Paço Imperial criou-se uma ponte de madeira, hoje Cidade Nova, na época um enorme pântano, foco de doenças, mosquitos e um cheiro desagradável. Passou a se chamar Ponte dos Marinheiros quando os marinheiros de pequenas embarcações que navegavam pelo charco abasteciam-se de água potável de uma bica pertinho do local, hoje encontra-se a CEDAE e caminhões pipas são abastecidos.
Em 1854 iniciaram-se as obras do canal do Mangue, a maior obra de saneamento do Rio de Janeiro executada no império.
Foto da Ponte dos Marinheiros de 1946 |
A Ponte dos Marinheiros, que era de madeira, foi reconstruída em pedra e depois asfaltada, resistindo até o Governo de Carlos Lacerda, quando surgiu o conhecido Trevo dos Marinheiros, um notável emaranhado de elevados e viadutos que eliminou os cruzamentos de um dos locais de maior movimento de trânsito da cidade.
Foto Google |
Texto publicado em 1 de agosto de 2012 no Grupo Rio Antigo.
Parabéns, muito bom ver pessoas com a iniciativa de disseminar a história e a importância de pessoas que fizeram a diferença.!
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