domingo, 1 de março de 2015

PROCURA-SE UM BUSTO - Busto D. Pedro II na Praça Leoni Ramos


Amigos e amantes da cultura em geral, hoje levei um susto quando passava por São Domingos e olhei como de praxe para o centro da praça Leoni Ramos onde encontra-se o busto de D. Pedro II datado do ano de 1925 em comemoração ao centenário de nascimento deste que para mim foi o mais brasileiro dentre os imperadores. Aquele local também é chamado de largo do palacete,pois existiu um palacete de 3 andares que serviu de hospedagem em 1816 para D. João VI durante uma temporada na região. Essa vista foi fundamental para o crescimento de Niterói, e nada mais justo que homenagear com um busto o neto daquele que deu um pontapé inicial na cidade que mais tarde se tornaria uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil.

Mas continuando. Olhei, voltei a olhar, cocei os olhos para ver se era verdade. Era verdade. Cadê o busto? Ironicamente aquele busto que leva a fama de "azarento". Minha imaginação foi inundada visualizando um pobre coitado amaldiçoado pela lenda do rosto de D. Pedro II fazendo justiça com as próprias mãos e "varando" o busto nas águas da Baia de Guanabara. Não sabe a fama do busto? Então vou contar. Como o busto moldado em bronze era apoiado em uma esfera armilar giratória criou-se uma lenda de que o azar perseguiria a casa do morador para onde o rosto do imperador amanhecesse virado. A figura sisuda do monarca já fez muita gente acreditar nessa maldição. O incêndio nas oficinas da Cantareira, o falecimento de moradores e a falência de casas de negócios em torno da praça, fazia a cabeça do imperador girar mais que um pião. Para acabar com o "gira-gira" na década de 70 a prefeitura fixou o busto em direção à Cantareira. Então, a não ser que fosse um funcionário da Cantareira meus pensamentos sobre o tal justiceiro foi por água a baixo.

Fazendo uma pesquisa rápida antes de colar o cartaz no poste “PROCURA-SE UM BUSTO” me deparei com a notícia de que um engraçadinho na madrugada de 25 de maio, uma sexta-feira, tentou dar uma de alpinista frustrado ao escalar pedestal da estatua. A brincadeira não deu muito certo e provocou a queda do busto. A Fundação Parques e Jardins informou que o busto foi encontrado no chão da praça e que não há previsão para que a peça seja recolocada no seu lugar de origem.

Convido você meus amigos amantes da nossa história que fiquem de olho e aprece quem é de direito para que o busto seja recolocado no seu lugar de origem. E que o rosto continue voltado lá para Baia de Guanabara, na Cantareira. VAI QUE !!! (rs)

Texto publicado em 16 de julho de 2012 no Facebook

---------------------------------------------------------------------------------------

Em 9 de maio de 2013 o busto foi recolocado no lugar. (aqui)

Mesmo com toda correria do trabalho tive um momento de felicidade ao passar pela Praça Leoni Ramos em São Domingos em Niterói, após um tenebroso inverno de quase 1 ano, o busto de D. Pedro II voltou para alegria dos amantes da história e para felicidade dos supersticiosos ele continua fixado voltado para Cantareira. UFA !!! 

Quer saber sobre o porquê do UFA dos supersticiosos? Veja a minha publicação anterior para entender. ( 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=329350883821486&set=pb.100002397312150.-2207520000.1368071281.&type=3&theater )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...