sábado, 7 de fevereiro de 2015

Tamoio F.C. e o Glamour dos Antigos Carnavais

  
Estamos na véspera da festa popular mais celebrada no país, o Carnaval.
Houve uma época em que os holofotes eram apontados para São Gonçalo, com a abertura oficial do carnaval carioca. Realizados no Tamoio Futebol Clube, os concursos de fantasias de luxo e originalidade eram transmitidos ao vivo pela TV Globo e, posteriormente, pela TV Manchete. Durante as décadas de 60, 70 e 80, o famoso concurso abria oficialmente, na sexta-feira, o carnaval carioca, com a presença ilustre de grandes artistas como Wilza Carla, Evandro Castro Lima, Flávio Rocha, Clóvis Bornay, entre outros.
Eram famosos também os bailes de carnaval no ginásio do clube, onde os foliões se divertiam sem violência. Eram épocas que não se contratavam seguranças, que ficava a cargo dos próprios sócios. Vestidos de índios, além de cair na folia, também mantinham a ordem no salão. Eram apelidados de “carcarás”.
O quase centenário Tamoio FC foi fundado em 17 de novembro de 1917. Além dos esportes amadores, o clube já contou com equipes de futebol profissional e chegou a empatar com o Clube de Regatas do Flamengo por 3 x 3, em um amistoso realizado em 19 de novembro de 1949. Em 29 de novembro do no ano seguinte, o urubu meteu 9 x 0 no time gonçalense.
Hoje o clube ainda passa por dificuldades. Não é, nem de longe, aquele dos tempos áureos, de salão abarrotado de plumas e paetês. Porém, nós gonçalenses, precisamos perpetuar essa história e não deixar que esse patrimônio da nossa cidade fique apenas na lembrança, como a dos extintos índios que deram nome ao clube: os Tamoios.


Boletins do Clube



Times de Futebol do Tamoio

Um comentário:

  1. Passei minha infância na década de 70, minha adolescência na década de 80 e minha juventude na década de 90 frequentando o clube Tamoio. Já até trabalhei de segurança de 1994 a 1995 no clube Tamoio. Hoje só funciona o ginásio e mesmo assim de forma precária. Lamentável!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...