sábado, 28 de fevereiro de 2015

De Volta para o Passado


  É interessante a capacidade que as sensações têm em nos levar a momentos no passado como se estivéssemos dentro de um livro de J.J.Benitez. Quem nunca viajou ao passado ouvindo uma música que adornou a sua juventude. Eu mesmo quando ouço “Say you, Say me”  na voz de Lionel Richie me transporto para o ginásio do Saquarema F.C em um sábado desses de um verão da década de 80 onde religiosamente rolava o bailinho semanal. Lá estava eu com o cabelinho cortadinho no meio, uma de minhas blusas de botão chamativa da Pier para fora da calça tentando arrastar uma mina para salão e dançar coladinho. É claro que  também na expectativa de dar uns beijos, mas com a minha timidez ficava eu rodando que nem peru tonto sem coragem para chamar para dançar e muito menos para roubar-lhe um beijo. Mas mesmo sem beijo e sem dança na minha viagem no tempo através dessa incrível sensação me sinto bem. Feliz por ter vivido aquele momento. 

  E o olfato? Essa também é uma incrível sensação que nos faz viajar. Mas nenhuma das sensações me faz mais viajar ao passado do que o paladar. Alguns “mui-amigos” diriam -  Também com esse peso, tinha que ser. Nem ai para intriga da oposição, o paladar é sem duvida como no filme “De Volta Para o Futuro” o DeLorean das sensações. Ontem mesmo participando pelo Projeto Recicla Leitores do 4º Salão da Leitura de Niterói chegou àquela hora de dar uma paradinha para descansar e botar alguma coisa pra dentro para aguentar até as 22 horas. Na praça de alimentação tinha um crepe que estava acenando para mim e gritando para que eu o devorasse, mas meus olhos bateram em um carrinho de cachorro-quente com uma logomarca tão familiar pra mim que não tive dúvida, tinha que ser ele.  Aquele hot-dog estava me esperando para ser o comandante da minha viajem ao passado quando com a minha família íamos ao Maracanã assistir jogos de futebol ou ver Papai Noel (não riam). Quase sempre era em clássicos entre Flamengo e Vasco, onde a família se dividia entre torcedores do Flamengo, minha mãe e meu irmão e do Vasco, eu e meu pai. Mas todos juntos, em uma parte da arquibancada onde conseguíamos torcer sem que tivesse confusão. Tempo bom onde torcedores se respeitavam e as suas diferenças entre torcer por seu clube do coração  não faziam de você um inimigo para o outro. Voltando a minha viajem, independente de quem estava ganhando ou quem estava perdendo, o intervalo era sagrado. Tinha que ter cachorro-quente Geneal.        

   Geneal, a responsável pela minha doce viagem ao passado com sabor de hot-dog tem meio século. Tudo começou em 1963 quando Aluisio Neiva um homem com tino para negocio viu a oportunidade de criar um lanche rápido para atender pontos da cidade com grande movimento, como festival de música, maracanã e praia.



   O negócio deu tão certo que carrocinhas da marca se espalharam por todo o rio e a empresa ainda adicionou ao menu um lanche chamado de Tico e Teco, um pão de forma pasta de presunto e ovo e o cliente ainda escolhia para acompanhar a bebida famosa “Laranjinha ou Uvinha” -Aquele suco de fruta que vinha em uma garrafinha plástica.

  Nos anos 80 o cachorro-quente também fez muito sucesso entre a juventude amante do rock que frequentavam do Circo Voador.

   Como toda marca que começa despontar é assediada por tubarões. A gigante Brahma impulsionada pelo sucesso de seus refrescos exclusivos e sua presença marcante no Maraca compra a empresa, mas logo depois descontinua a marca. A Geneal fica sumida no mercado até ser vendida para o Posto Val que incorpora a marca as suas lojas de conveniência. E também não demora muito para outra vez sumir do mercado quando o Posto Val foi comprado pela Repsol.
   
  Foi ai que um ex- funcionário do Posto Val, surfista, frequentador de jogos no Maraca e fã de carteirinha do cachorro-quente Geneal, viu uma grande oportunidade de negocio e ao mesmo tempo resgatar a marca em seus moldes originais.  O engenheiro Dimas Corrêa Filho fez acender a marca Geneal depois de quase dez anos fora do mercado e hoje o cachorro-quente está nos principais shoppings da cidade, eventos como Fashion Rio e Rock in Rio e para alegria dos futebolistas de plantão ela votou ao Maracanã. A empresa ainda quer voltar no mercado com o sanduba Tico e Teco e para garantir que a receita seja igualzinha da época contrataram um antigo funcionário.

   É meu amigo leitor de tanto falar de comida, foi abrindo o apetite e batendo aquela fome de comer um boi inteiro e por certo momento, me questiono o motivo de ter trocado aquele simpático crepe recheado ou mesmo aquele X-TUDÃO com tudo dentro por aquele simples pão com salsicha e molho de mostarda. Fecho os meus olhos me concentro e não deixo a fome me abater e volto à razão. É claro Alex que você fez a escolha certa, pois não estava simplesmente matando a sua fome e sim desfrutando de uma viagem maravilhosa ao passado melhor do que muito pacote de viagem com hotel 5 estrelas, café da manhã, almoço e jantar.

  Será que viajei na maionese?

Texto publicado em 9 de junho de 2014 no Blog do Vovozinho

Um comentário:

  1. Adorei Wolbert! Dei boas risadas lendo e texto e também viajei no meu passado entre sabores, cheiros e tantas coisas que nos marcam... Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...