Hoje tive a felicidade de encontrar em sua residência no Grajaú o amigo e professor Arlinei Carvalho que gentilmente doou um montão de livros da sua biblioteca para o Projeto Recicla Leitores.
Como sou apaixonado por história e construções antigas uma pequena capela me chamou a atenção e fui logo perguntado que construção era aquela e há quanto tempo ela estava ali. Ele não titubeou e falou que tinha aproximadamente 100 anos e que iria me mandar a historia da construção. Mas não resistir e antes dele me mandar à história fui a luta pesquisar sobre a capela e vou ficar feliz em compartilhar com meus amigos.
Trata-se da capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição localizada na Rua Grajaú nº 27A no bairro do Grajaú construída pelo arquiteto Francisco Antônio Tricárico em 1918, Foi a primeira referência religiosa na área e palco das maiores festas religiosas nos anos 20 até a construção da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praça Edmundo Rego.
A primeira casa a ser erguida na fundação do bairro do Grajaú em 1914, quando iniciaram os primeiros loteamentos, foi exatamente a do arquiteto Francisco Antônio Tricárico projetada pelo próprio. Tricárico era funcionário da Companhia Brasileira de Imóveis e Construções, construtora que atuou na construção do bairro. Projetou várias casas e construiu a capela no quintal da sua casa para cumprir uma antiga promessa feita ainda na Itália.
De acordo com a minha pesquisa a capela é aberta ao público apenas no dia 8 de dezembro, para missa em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, porem meu amigo confirma que todos os dias a capela abre as 16:00 horas para uma breve missa. Em 1966, foi restaurada com o apoio da Associação Internacional Lions Clube.
Obrigado amigo, agora que li e vi. abraço forte adoro vcs.
ResponderExcluirObrigado amigo, agora que li e vi. abraço forte adoro vcs.
ResponderExcluirParabéns pela pesquisa. Bom saber que a capela hoje centenária permanece ainda de pé apesar de muitos que por ali passam não a notam.
ResponderExcluirObrigado Rodrigo. Volte sempre.
ResponderExcluir