sexta-feira, 24 de abril de 2015

Praça do Rink


     Interessante como as coisas mudam de nome ou ganham apelido conforme o decorrer da história.  

     Faça um teste perguntando a uma pessoa no centro de Niterói se  conhece a Praça General Gomes Carneiro. Tenho certeza que a maioria vai ficar com aquela cara de sei lá.

     Agora se  perguntar se conhece a Praça do Rink com certeza a maioria vai responder sem titubear.

     Em 1820, um ano depois da região da Banda D’Além (atual Niterói)  ganhar condição de vila( Vila Real da Praia Grande),  foi feito um plano de arruamento da cidade. O projeto foi o primeiro planejamento urbano de uma cidade brasileira. As ruas do centro da cidade foram dispostas de uma forma quadriculada que se mantém até hoje. Qual o motorista que nunca se viu dando voltas nas ruas do centro de Niterói tentando estacionar?

     No plano de arruamento constam duas grandes praças ou largos paralelos e equidistantes. Em um ficaria o Largo São João (atual Jardim São João) e o outro o Largo do Pelourinho (atual Praça do Rink). No Largo São João se construiria a igreja Matriz, Catedral São João Batista inaugurada em 1854 na presença do imperador D. Pedro II.

     D. Pedro II também  inaugurou em 1845 no Largo do Pelourinho o Chafariz da Memória. Uma maneira de homenagear a memória de seu avô, Dom João VI, frequentador da cidade que elevará a condição de vila. Com isso a praça passou também a ser conhecida como Largo da Memória.

     Foi apenas em 1913 que o nome “Rink” chegou para ficar. O Largo da Memória passou por uma nova urbanização e ganhou de presente um rink de patinação, uma prática bastante popular na época. E até hoje, mesmo destruído após várias décadas devido a uma reforma posterior, o nome ficou e ganhou força entre os niteroiense. E hoje quem trabalha no centro da cidade de Niterói e quer dar uma respirada, procura um banquinho em baixo de uma sombra e fica ali esperando a hora passar.

Texto publicado em 13 de fevereiro de 2014 no Blog do Vovozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...