terça-feira, 7 de abril de 2015

Vai de biscoito Globo ?



Não sou de assistir TV, mas um programa em especial tenho o prazer em acompanhar. 

Não, não é o BBB, chama-se Trato Feito, e passa na History Channel todas as terças-feiras. O programa relata o dia a dia de uma loja de penhores em Las Vegas onde clientes trazem objetos antigos e alguns curiosos para serem avaliados, comprados ou penhorados pela loja. Rick, o dono da loja, costuma a dizer que tudo tem sua história e o seu preço.

Foi com essa frase na cabeça que tentava em vão tirar o lacre de proteção de um biscoito 
Globo, uma espécie de durex que acrescentaram recentemente ao biscoito, provavelmente exigido pela ANVISA. Impaciente, cheio de fome e cansado por mais um dia de trabalho não resisti e rasguei a embalagem de papel e imediatamente devorei aquele biscoito, a fome até passou, mas o carro precisava de uma boa aspirada pra tirar aquela farelada toda. Curioso, fui pesquisar sobre aquela iguaria carioca. 

Foi diretamente de Sampa que veio esse ícone carioca, quando três irmãos, Milton, Jaime e João Ponce no inicio de 1953 em virtude da separação dos pais, foram morar e ganhar a vida com o primo que possuía uma padaria no bairro do Ipiranga. Não tiveram dificuldades de aprender a fazer o biscoito que era vendido nas ruas da capital paulista. 

Em 1954 aproveitaram a grande quantidade de pessoas de um congresso eucarístico no Rio de Janeiro, venderam seus biscoitos na capital carioca. Tamanho foi o sucesso com os cariocas que os irmãos logo se plantaram aqui no Rio. O nome Globo foi por razão do contrato que fizeram com a padaria de mesmo nome no bairro de Botafogo. O mascote, aquele bonequinho da embalagem, foi inspirado num desenho do jornal O Globo, “O bonequinho viu”, a coluna de critica de cinema. Em 1955 os biscoitos já eram vendidos em mais sete padarias, além da padaria Globo. Só em 1963 a produção passou a ser feita em grande escala, após a sociedade com um português considerado o “rei do pão”. Hoje são fabricados cerca de 10 a 15 Mil biscoitos por dia. 

Assim que começa o expediente da fábrica na Rua do Senado, centenas de ambulantes já fazem fila para garantir o sustento da família, porem cada ambulante tem direito a apenas dois sacos de biscoitos, com isso a empresa garante que o seu produto seja vendido sempre fresquinho.

Bom voltando à frase do Rick, onde tudo tem sua história e seu preço, sabemos da história do biscoito Globo, mas e o preço? 

Três Reais em qualquer sinal ou engarrafamento.

Texto publicado em 20 de março de 2012 no Grupo Rio Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...