terça-feira, 28 de abril de 2015

Estátua da Liberdade de Vila Kennedy


O bom de trabalhar com clientes de diferentes áreas de atuação é que temos o prazer de conhecer pessoas e lugares, e tanto pessoas quanto lugares têm uma história para contar. 


Hoje estive visitando um cliente em Campo Grande e no caminho passei por Vila Kennedy. Porque um lugar no Rio de Janeiro teria o sobrenome de um famoso presidente americano? 

Pois é, Vila Kennedy não é um bairro oficial do Rio de Janeiro é um pedacinho de Bangu. Foi criada com o nome de Vila Progresso em 1964 por Carlos Lacerda, na época governador, com o objetivo de ser a primeira comunidade planejada do Rio de Janeiro. Foi pra lá que foram os moradores da extinta favela do esqueleto no bairro do Maracanã, onde hoje esta localizada a UERJ.

Favela do Esqueleto onde hoje é a UERJ Maracanã
A Vila Progresso foi custeada com dinheiro do programa norte americano chamado Aliança para o Progresso (Alianza para el Progreso) do então presidente dos Estados Unidos Jonh Kennedy e tinha como objetivo promover o desenvolvimento econômico mediante a colaboração financeira em toda a América Latina a fim de não deixar aparecer um outro país com tendência aos ideais comunistas, como aconteceu com Cuba (revolução Cubana em 1959). Em 1963 um ano antes da Vila Progresso ser inaugurada, John Kennedy foi assassinado e para homenageá-lo a comunidade passou a se chamar Vila Kennedy. 

Curiosamente e para orgulho de quem mora em Vila Kennedy, um embaixador americano doou uma obra com valor histórico inestimável, trata-se de uma réplica da estatua da liberdade, localizada na Praça Miami que foi esculpida pelo próprio criador da estátua original americana o Frances Frédéric Auguste Bartholdi.

Como disse anteriormente todo lugar tem uma história e essa é a história de Vila Kennedy.

Estátua da Liberdade de Vila Kennedy de Frédéric Auguste Bartholdi
Texto Publicado em 13 de março de 2012 no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...