domingo, 1 de março de 2015

Rua da Conceição - Niterói


Quem trabalha no centro de Niterói certamente passa pela Rua da Conceição, mesmo que seja somente de passagem. Possivelmente muitos desconhecem a importância histórica dessa rua, e nem imagina que ali nasceu à cidade sorriso através de uma picada na mata que levava ao interior da Banda D’Alem, como era chamada a região na época. No fim dessa picada, hoje rua, esta situada a igreja mais antiga da cidade, Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Daí o nome da tão charmosa e importante rua.
Construída entre 1663 a 1671 pelo devoto Afonso Corrêa de Pina, negro e pobre, que com esmolas da população, arrecadou dinheiro para as obras em um sítio doado pelos herdeiros do cacique Araribóia, fundador da cidade de Niterói.
Na mesma igreja se encontra o Museu de Arte Sacra de Niterói que mantém o acervo da Arquidiocese de Niterói, situado no salão nobre da Igreja. Em seu interior, atualmente encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1672 e entalhada em madeira. Porem a peça de maior importância é um Relicário do século XVIII, com fragmentos da Cruz de Cristo. O templo passou por sucessivas reformas, porém manteve suas características arquitetônicas coloniais.
Se você vaga pelo centro de Niterói a passeio ou a trabalho recomendo dar uma paradinha na Rua da Conceição, 216 para conhecer um dos icones da história desse lugar apaixonante.

Texto publicado em 2 de agosto de 2012 no Grupo Rio Antigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...