sábado, 7 de março de 2015

Dia do Museu

Conta à mitologia grega que a deusa Mnemósine, filha de Urano (céu) e Gaia (terra) teve de Zeus 9 filhas chamadas de musas, Cáliope(Poesia Épica), Clio(História), Érato(Poesia Romantica), Euterpe(Música), Melpômene(Tragédia), Polímnia(Hinos), Terpsícore(Dança), Tália(Comédia) e Urânia(Astronomia). Todas as irmãs se reuniam com frequência em um lugar para estudar artes, filosofia e ciências. Era também o palco das exposições organizadas pelas musas para agradar aos deuses. Este lugar era chamado de Mouseion, que significa museu.

A palavra MUSEU ficou para nós como um local de preservação de objetos com finalidade cultural, mas para os amantes da cultura, o museu é muito mais do que isso. É mágico, surpreendente, apaixonante e muitos outros adjetivos que narraria com entusiasmo por horas e horas.
Desde 1977 a data de 18 de maio foi instituída como “dia do museu” pelo comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância da cultura, mas o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) só passou a comemorá-la apenas em 2003.
Então para comemorar este dia visite um museu e volte no tempo. Aprenda nossa história e valorize o conhecimento humano.
Texto publicado em 18 de maio de 2012 no Grupo Rio Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...