sábado, 7 de março de 2015

As vezes é melhor perder para ganhar


    Se eu soubesse que o Brasil perdendo a copa do mundo de 1990 o artista chileno Selarón criaria a sua maravilhosa obra nas escadarias do Convento de Santa Teresa aqui no Rio, eu não teria tirada a minha camisa do armário nem teria assoprado a minha Vuvuzela. 


   Jorge Selarón, passou por mais de 50 países, mas foi a nossa terra que o artista se apaixonou e começou a morar desde 1983. Em 1990 viu que o povo ficou triste quando o Brasil perdeu a copa. Então, o artista resolveu decorar a escadaria da Lapa que leva até o Convento de Santa Teresa com azulejos das cores do Brasil e gastando dinheiro do próprio bolso.



   Com o passar do tempo os artistas e moradores de Santa Teresa passaram a ajudar Selarón com doações. Hoje ele recebe azulejos do Mundo inteiro. Alguns ele ainda pinta, cola e tira uma foto pra mandar pra quem enviou o azulejo.

   A escadaria tem mais de 200 degraus e azulejos de mais de 50 países diferentes.

   A obra de Selarón nunca acaba, pois conforme vão se quebrando ou caindo vai sendo substituído por outro diferente.

   O artista diz que é uma obra em constante criação e tem uma frase pra resumir tudo isso:
"Só acabarei este sonho louco e inédito no dia da minha morte"". 
Selarón

   Pois é, como diz o ditado popular, Deus fecha uma porta e abre uma janela, nesse caso Deus nos deu uma escadaria, uma escadaria criada por um gênio e reconhecida mundialmente. Parabéns Itália pela conquista da copa do mundo de 1990, mas o nosso troféu é muito melhor.

Ps: Esse texto foi escrito em 2 de maio de 2012 no Grupo Rio Antigo, antes da morte de Selarón em 10 de janeiro de 2013. Não fiz nenhuma alteração no texto, pois acredito que Selarón está vivo no coração de todos que amam a arte e não tenho duvidas de que a escadaria será mantida e restaurada para que gerações futuras desfrutem da obra desse fantástico artista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...