segunda-feira, 2 de março de 2015

Feliz aniversário Princesinha do Mar !!!

Capela Nossa Senhora de Copacabana - Onde hoje esta o forte de Copacabana
Quem é o carioca que não se orgulha de Copacabana? Pois é, a nossa princesinha do mar esta fazendo aniversário neste dia 06/07. Você pode estar se perguntando, como pode uma praia que esta ali desde que o mundo é mundo comemorar 120 aninhos? Na verdade Copacabana tem um mundão de aninhos, mas a comemoração esta relacionada à inauguração provisória do Túnel da Real Grandeza, atual Túnel Velho que liga Botafogo a Copacabana pela Rua Siqueira campos. Aquele 6 de julho de 1892 ficou marcado na história do Rio de Janeiro como o nascimento do bairro de Copacabana, estava presente o naquela época Presidente da Republica Marechal Floriano Peixoto. Assim através de um simples buraco em uma rocha Copacabana se tornou acessível para todos nós cariocas.
Tunel Velho em 1892
Mas a nossa paixão por Copacabana vem antes de tudo isso acontecer. Deve-se simplesmente a duas baleias que encalharam naquela região despertando a curiosidade de D. Pedro II. Então o imperador e sua comitiva rumaram para vê-las. Os mais ricos seguiam de coches, puxados a cavalo, e levavam um grande farnel barracas para se acomodarem. Outros iam a cavalo, ou mesmo a pé. As baleias não estavam mais lá, apesar disso, quem ficou na praia divertiu-se muito, num piquenique que durou três dias e três noites.
Praia de Copacabana em 1892
Ali nascia a paixão do povo carioca por aquela praia que antes era chamada de Sacopenapã, em tupi o caminho das socós. E só depois se tornou Copacabana. Existem várias hipóteses etimológicas para o nome, mas gosto mesmo daquela que o termo é originário de língua aimará falado na Bolívia, significa “vista do lago” (kota kahuana).
Mas como um bairro aqui no rio tem haver com isso?
Vamos lá, Na Bolívia, Copacabana é o nome dado a uma cidade situada às margens do Lago Titicaca, fundada sobre um antigo local de culto inca. Existem relatos de que, nesse local, antes da chegada dos colonizadores espanhóis, ocorria o culto a uma divindade chamada Kopakawana, que protegeria o casamento e a fertilidade das mulheres. Após a chegada dos espanhóis à região, Nossa Senhora teria aparecido no local para Francisco Tito Yupanqui, um jovem pescador, que, em sua homenagem, teria esculpido uma imagem da santa que ficou conhecida como Nossa Senhora de Copacabana: a Virgem vestida de dourado pousada sobre uma meia-lua. No século XVII, comerciantes bolivianos e peruanos de prata (chamados na época de "peruleiros") trouxeram uma réplica dessa imagem aqui para nossa praia e foi construída uma pequena capela onde hoje é o posto 6. Essa capela foi posteriormente destruída para abrigar o atual Forte de Copacabana.

Antes de encerrar a postagem não poderia deixar de dizer que foi em Copacabana que nasceu a nossa querida Bossa Nova e assim como música finalizo minha humilde postagem com genialidade de Tom Jobim. Porem existem controvérsias sobre a autoria da musica e alguns historiadores atribuem a autoria à João de Barro em parceria com Alberto Ribeiro*. Se essa maravilha saiu da cabeça de Tom Jobim, João de Barro ou Alberto Ribeiro eu não sei, mas caminho no seus versos como se estivesse naquele o calçadão de pedra portuguesa sentindo a brisa beijar o rosto.   

Copacabana
Existem praias tão lindas cheias de luz
Nenhuma tem o encanto que tu possuis
Tuas areias, teu céu tão lindo
Tuas sereias sempre sorrindo

Copacabana, princesinha do mar
Pelas manhãs tu és a vida a cantar
E a tardinha o sol poente
Deixa sempre uma saudade na gente

Copacabana o mar eterno cantor
Ao te beijar ficou perdido de amor
E hoje vive a murmurar
Só a ti, Copacabana
Eu hei de amar

Texto publicado em 5 de julho de 2012 no Grupo Rio Antigo.

*Colaborou o Professor  José Maurício Guimarães.  

2 comentários:



  1. Prezado Alex.
    Entendi que, ao fechar a matéria, foi atribuída a autoria da música "Copacabana" ao imortal Tom Jobim. Já li e ouvi várias versões sobre a autoria da canção, inclusive que a é do Dick Farney, para mim seu maior interprete. Em todos os casos, há um equívoco.
    Se Copacabana será sempre a princesinha do mar, a culpa é do Braguinha, nascido Carlos Alberto Ferreira Braga (ou João de Barro, como assinou muitas canções). Ao lado do parceiro Alberto Ribeiro, ele imortalizou a praia com uma música (“Copacabana”) que se tornaria o hino do bairro.
    Grande abraço.
    Falcão
    -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua colaboração Falcão. A sua informação foi incluída na publicação.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...