quinta-feira, 26 de março de 2015

Antigo Museu do Índio


O casarão tem um valor simbólico para os índios por conta de sua história. Seu primeiro proprietário foi o Duque de Saxe, que em 18 de julho de 1865 doou o espaço à União para transformá-lo num Centro de Pesquisa sobre a cultura indígena, onde abrigou a Escola Nacional de Agricultura, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na baixada fluminense. Décadas depois o prédio virou a sede do antigo Serviço de Proteção ao Índio (SPI), criado pelo Marechal Cândido Rondon em 1910, que estabeleceu as bases da política indigenista republicana. O SPI funcionou no Rio até 1962, quando foi transferido para Brasília, e no golpe de 64, tendo como diretor o grande Noel Nutels, os militares tomaram conta da instituição abandonando a obra de Rondon. Com a pressão interna e internacional, resolveram extinguir o SPI e criar a Fundação Nacional do Índio (Funai), em novembro de 1967.
Foto antiga sem data
No dia 19 de abril de 1953, mesmo dia em que Darcy Ribeiro instituiu o Dia do Índio, foi inaugurado um Museu do Índio no local. O Museu do Índio ficou no prédio do Maracanã até 1977, quando foi transferido para o prédio que servia ao Instituo Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), em Botafogo, na zona sul carioca, onde também funciona hoje a Funai no Rio de Janeiro. Fora de funcionamento, a União passou a titularidade do terreno para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em setembro de 1984. Dois anos depois o Ministério da Agricultura se responsabilizou pelo prédio. O prédio atualmente é todo deteriorado e pichado por fora, por dentro é só o esqueleto.
O local foi ocupado em 2006 por um grupo de vinte indígenas de diversas etnias e batizado como Aldeia Maracanã. Em 22 de março de 2013 através de força policial e muito protestos de diversos segmentos sociais e políticos os índios foram retirados do casarão.
Policiais do Batalhão de Choque cercam o antigo Museu do Índio
O prédio foi finalmente tombado em 9 de agosto de 2013 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Texto publicado em 26 de março de 2012 no Grupo Rio Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...