quarta-feira, 25 de março de 2015

Gentileza Gera Gentileza


Assim que arbitro apitou o fim da partida entre Vasco e Flamengo neste sábado, alguns torcedores inconformados com o resultado do jogo quebraram cadeiras no estádio. Eu cá comigo: - Vai adiantar esse “chilique”? Passou, agora é esperar o próximo jogo e torcer pelo time de coração, sendo flamenguista ou vascaíno.
Não sei por que, mas Lembrei de quando era jovem e ainda fazia estagio no centro da cidade, dormindo e babando no ônibus e frequentemente era acordado, sempre no mesmo lugar, no sinal em frente a Central do Brasil com gritos de “SAI DAÍ MALUCO”. Era um velhinho baixinho e barbudão que se vestia de branco e levava um cartaz com escritas em verde e amarelo com palavras AMOR, PAI ,GENTILEZA, entre outras. Xingavam, gritavam, chamavam de maluco, mas o velhinho não se intimidava e retrucava: "Sou maluco para te amar".
Profeta Gentileza

José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza era paulista dono de uma transportadora largou tudo em Sampa e veio para Niterói logo após o incêndio ao Gran Circus Norte-Americano, considerado até hoje a maior tragédia circense no mundo,onde mais de 500 pessoas morreram. Gentileza pegou um de seus caminhões e foi fazer acampamento no lugar da tragédia, onde hoje é a Policlínica Militar de Niterói. Plantou um jardim e horta sobre as cinzas do circo, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Foi a partir dali que nasceu o “Profeta Gentileza”. Gentileza deixou sua marca nas pilastras do viaduto do Caju, foram 56 escrituras nas cores verde-amarelo onde deixava sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.
Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. A eliminação das escritas foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.
Viaduto do Caju
Concluo a minha postagem não levantando nenhuma bandeira religiosa. Independente de qualquer religião a frase pregada por esse velho barbudo, “GENTILEZA GERA GENTILEZA”, é o princípio para qualquer pessoa que ama ao próximo como a si mesmo, e assim como Gandhi sendo de religião hinduísta, foi admirado e respeitado por mulçumanos e cristãos, fazendo da Índia um pais livre sem apontar uma arma, ao contrário disso, pregando o amor e o respeito uns aos outros.
Então meus amigos VASCAINOS, FLAMENGUISTAS, PALMERENSES, CORINTHIANOS, ENTRE OUTROS respeitem uns aos outros. Não é porque essa pessoa torce por um time que não é o seu, ela é diferente de você. Essa pessoa merece ser respeitada e tratada do mesmo jeito que gostaria de ser tratado, COM GENTILEZA.
Texto publicado em 8 de abril de 2012 no Grupo Rio Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...