quarta-feira, 18 de março de 2015

A Estátua de Osório



Como pode uma pessoa furtar sem ser percebido uma peça de bronze de 80 Kg? Pior, só sentirem falta da peça 2 dias depois! 

Pois é, isso aconteceu com estatua do General Osório durante a semana santa. Um portão de bronze de 80Kg e a placa comemorativa da restauração simplesmente sumiram.


A Secretaria Municipal de Conservação vai fazer uma avaliação técnica dos danos para contratar um novo serviço de restauração. 

Alem de reconstruir o portão furtado, a prefeitura deverá atualizar a data de construção da estatua, no qual estava gravado a data de 1884, porem a data correta é 1894, ano que o monumento foi erguido. 

A estátua foi o primeiro monumento instalado no Rio de Janeiro após a Proclamação da Republica no ano de 1889. A parte de bronze, com o general obre o cavalo, foi fundida em Paris, em 1892, nas oficinas Thibaut.

Inauguração do monumento em 1894
Quem foi General Osório?

Militar e político gaúcho, Manuel Luís Osório, mais conhecido historicamente como General Osório, nasceu em 10 de maio de 1808, na cidade de Santo Antônio do Arroio, Rio Grande do Sul. Faleceu em 4 de outubro de 1879, no Rio de Janeiro.

General Osório ingressou na carreira militar, entre os anos de 1822 e 1823, época da Guerra da Independência. Na ocasião, ajudou a combater as tropas do exército português fixadas na Província da Cisplatina. Também lutou na Guerra da Cisplatina, promovido a tenente na Batalha do Passo do Rosário.

Em sua juventude era defensor dos ideais republicanos, mas durante suas investidas militares tornou-se partidário ao monarquismo. Recebeu importantes títulos no decorrer de sua vida, entre eles o de barão de Erval (1866), Visconde do Erval(1868) e marquês do Erval (1869).

Curiosidade Histórica:

Numa ocasião na corte, ao despachar junto a outros ministros, percebeu que D. Pedro II cochilava sem prestar atenção aos discursos dos ministros, numa estado de fúria, General Osório deixou suas armas caírem no chão, despertando o imperador que disse: “Acredito que o senhor não deixava cair suas armas quando estava no Paraguai, marechal”. General Osório retrucou: “Não, majestade”, respondeu Osório, “mesmo porque lá nós não cochilávamos em serviço…”

Texto publicado em 10 de abril de 2012 no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...