É uma pena que a cidade que sediou a segunda corrida oficial automobilística do Brasil (Circuito São Gonçalo), que deveria ser um exemplo em pistas asfaltadas no Brasil, esteja tão atrasada em matéria de asfaltamento.
Circuito São Gonçalo |
Surpreso? Sim em 1909, um ano depois da fundação do Automóvel Club do Brasil, com pouco tempo de emancipação, São Gonçalo recebeu o segundo evento desse porte numa época que poucas pessoas possuíam carro.
O percurso total tinha 72 quilômetros de extensão, ida e volta, margeando a linha férrea. A largada foi dada em Neves, de onde os competidores iam até a Fazenda do Engenho Novo, em Monte Formoso, e depois retornavam à origem.
Era uma novidade não só no Rio de Janeiro, então Capital Federal, mas no país. O evento foi um grande sucesso, e contou com a presença de ilustres convidados, entre políticos e pessoas da alta sociedade. Muito badalado, o evento, foi o primeiro da América Latina a ser transmitido por telégrafo para outro país, pelo francês Lucien Lousson, repórter do jornal L’Auto de Paris.
O grande vencedor da corrida do Circuito de São Gonçalo foi Gastão de Almeida, pilotando um modelo Berliet, fabricado em 1908.
Gastão de Almeida em seu possante |
Espero que chegue o dia em que não gaste uma fortuna com troca da suspensão do carro. Sim, claro que nossas pistas melhoraram comparadas com a época que pousei nessa cidade, mas com certeza absoluta precisamos melhorar ainda mais.
Texto publicado em 11 de junho de 2012 no Grupo Rio Antigo.
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