quinta-feira, 5 de março de 2015

Vai lá vê a Confeitaria Cavé


Pense rápido, qual a confeitaria mais antiga do Rio de janeiro?
Pode ter passado pela sua cabeça a suntuosa confeitaria Colombo, porem o título de mais antiga vai para a confeitaria Cavé.
Criada apenas 6 meses após a Proclamação da Republica em 1890, por um imigrante Francês chamado Auguste Charles Felix Cavé, a antiga confeitaria ficava em um edifício destacado pela sua arquitetura na Rua Sete de Setembro 133 esquina com a Rua Uruguaiana . Lustres, vitrais e vidros vieram da frança, mesas e cadeiras foram projetadas pelo espanhol radicado no Brasil Colón e a luminárias brasileiras. Cavé ficou à frente do negócio até 1922 e de lá pra cá, vários outros proprietários assumiram o negócio.
Pertinho da Casa Cavé existia uma confeitaria chamada Lalet que ficou aberta até a dona também francesa vir a falecer. E como a criatividade do povo brasileiro é incomparável logo surgiu o jogo de palavras: “Quem vem de lá lê: quem vem de cá vê”, uma brincadeira com o nome das duas confeitarias famosas da época. E por falar em famoso, foram muitas as personagens famosas que freqüentaram a casa Cavé. O primeiro presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca, Nair de Tefé, Barão do Rio Branco, Olavo Bilac, Ruy Barbosa, Pereira Passos, entre outros.
Hoje a confeitaria encontra-se pertinho do antigo endereço, na Rua Sete de Setembro 137, pois com a criação do projeto Corredor Cultural nos anos 80, a conservação do seu patrimônio arquitetônico tornou-se um problema para os atuais proprietários.
Rua Sete de Setembro 137

Deu fome? Quer provar um dos melhores pastéis de Belém do Rio? VAI LÁ VÊ

Texto publicado em 4 de julho de 2012 no Grupo Rio Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...