segunda-feira, 2 de março de 2015

LIBERTAS QUE SERA TAMEN



Desde a morte de Tiradentes em 1792 nada mudou por aqui. Polemizo, dizendo que piorou, já que os principais motivos para Inconfidência Mineira foram a corrupção e altas taxas de impostos. 


Com o declínio da atividade da cana de açúcar, Portugal tinha que se mexer para arrecadar em nome da coroa, e a bola da vez foi a capitania de Minas Gerais, um apogeu da mineração que se transformou no centro econômico da colônia. A coroa cobrava um imposto chamado de quinto, que correspondia a 20% do metal extraído e era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Eram obrigados a pagar 100 arrobas anuais (1 arroba equivale a aproximadamente 15 quilogramas), ou seja, 1500 quilos. Como raramente, o quinto não era pago integralmente e os valores não pagos eram acumulativos, Portugal tinha que achar uma maneira de repor esse desfalque e lançou mão de um “artificio” chamado derrama, onde os bens e objetos d’ouro eram confiscados até chegar ao valor devedor. Para piorar mais a situação, o governador da província foi substituído, assumindo o cargo Antônio Oliveira Meneses que logo tratou de fazer aquela chamada “panelinha” favorecendo seus amigos e deixando de fora da “festinha” uma parte da elite local.

Esses fatores foram crucias para Joaquim José da Silva Chavier(Tiradentes), inspirado na independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América, iniciar junto com as elites e lideres religiosos um movimento pela independência daquela província.

Estava armada a insurreição que iria lutar pela instituição da República. Contudo, antes que houvesse a revolução, no dia 15 de março de 1789, Joaquim Silvério dos Reis, Basílio de Brito Malheiro do Lago e Inácio Correia de Pamplona delataram o movimento em troca do perdão de suas dívidas com a Real Fazenda. A partir daí, Tiradentes passou a ser procurado. Ele tentou se esconder na casa de um amigo, no Rio de Janeiro, mas foi descoberto no dia 10 de maio. Além dele, outros inconfidentes também foram presos. 

Ao longo de três anos, os inconfidentes aguardaram pelo andamento do seu processo pelo crime de "lesa-majestade". Alguns foram condenados à morte, mas tiveram seu pedido de clemência atendido por D. Maria I. Apenas a sentença de morte de Tiradentes foi mantida. Alguns atribuem a isso o fato de Tiradentes ter assumido toda a responsabilidade pelo movimento e também, por outro lado, por ter uma posição social mais baixa em relação aos demais inconfidentes envolvidos. 

Em uma manhã de sábado, após percorrer uma procissão no centro das ruas do Rio de Janeiro, Tiradentes foi enforcado. Contudo, a execução de Tiradentes, em vez de intimidar a população, acabou despertando ainda mais o sentimento de revolta em relação à dependência do Brasil como metrópole de Portugal.

Passaram-se 220 anos, hoje já somos uma republica, mas os motivos que levaram a Inconfidência Mineira ainda pairam em nosso país. Nós brasileiros trabalhamos 5 meses dos 12 meses do ano para pagar nossos “quintos”. Esse dinheiro não vai mais para a coroa de Portugal, fica aqui mesmo com a “coroa” da Dilma e todos aqueles que colocamos lá para fazer com que esse nosso dinheiro seja revertido em educação, infra-estrutura, saneamento básico, saúde e assim por diante. 

Sim ainda somos um país corrupto e cheio de “panelinhas” como no passado, porem iniciativas como Movimento Brasil Contra a Corrupção(MBCC) que aconteceu hoje em todo território nacional mostra que os jovens querem mudar, mas é apenas um passo de muitos.

É O BRASIL NÃO MUDOU NADA, MAS...
LIBERDADE AINDA QUE TARDIA

Texto publicado em 21 de abril de 2012 no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...