segunda-feira, 23 de março de 2015

Palácio dos Correios e Telégrafos de Niterói



Palácio dos Correios e Telégrafos de Niterói
Na última sexta-feira(21/03/2014) um dos principais patrimônios arquitetônicos da cidade de Niterói prestes a completar 100 anos foi reinaugurado após seu fechamento em 2011, o Palácio dos Correios e Telégrafos. Além de abrigar a principal agencia dos correios da cidade também será destinado a atividades culturais.

A capital do estado do Rio de Janeiro em 1912 não comportava mais os movimentos postais e personalidades da cidade reivindicaram junto ao presidente da república Marechal Hermes da Fonseca que imediatamente solicitou para seu ministro dos transportes José Barbosa Gonçalves atendesse aos niteroienses. Foi comprado um terreno em frente às estações das barcas e coube a responsabilidade da planta e da construção ao engenheiro  Leopoldo Cunha que se utilizou de um estilo de arquitetura muito comum  no final do século XIX e início do XX, o Art Nouveau.

Marechal Hermes da Fonseca
                                                    
Considerado na época o maior prédio da cidade o palácio foi inaugurado em 14 de novembro de 1914 com a ilustre presença do presidente da republica.  E foi também o último ato público de Marechal Hermes da Fonseca que no dia seguinte passou o governo ao presidente eleito Wenceslau Brás. O presidente que teve seu governo marcado por conflitos internos e externos e um deles foi à primeira guerra mundial.

O prédio possui 3 pavimentos com  1,2 metros quadrados por andar e é tombado pelo INEPAC desde 27 de agosto de 1990. Localiza-se na Rua Visconde do Rio Branco, 481 centro de Niterói.


Venceslau Brás declarando guerra à Alemanha, acompanhado de Nilo Peçanha (em pé) e Delfim Moreira (sentado) Crédito: Serviço de Documentação da Marinha do Brasil

Texto publicado em 23 de março de 2014 no Blog do Vovozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...