domingo, 1 de março de 2015

Casarão do Morro dos Prazeres


Estou fazendo amigos e aprendendo muito a cada evento da Flupp Pensa, mas o evento realizado nesta segunda feira foi pra mim muito especial por dois motivos. O primeiro motivo foi a parceria entre Flupp x Flip que me fez viajar por universos diferentes, principalmente da brilhante e apaixonante Zoé Valdés. A segunda foi o fato do evento ser realizado no Casarão dos Prazeres, e como todo casarão tem uma história para contar, esse não poderia ser diferente.
O casarão foi construído por volta de 1920 onde hoje é a comunidade dos Prazeres, que tem o nome em homenagem a Madre Maria dos Prazeres, no qual rezava missas na subida do morro. A casa foi construída sobre uma chácara que existia desde 1905 pela família de Duque de Caxias, Lima e Silva Moniz de Aragão e posteriormente alugada por famílias tradicionais da época. O que muita gente não sabe que o casarão foi cenário para o filme Macunaima e Caçador de Fantasma. No fim da década de 60 o Casarão abrigou o Centro de Estudos Bíblicos e Ecumênicos da Ordem dos Dominicanos e passou a ser conhecido como casa dos padres.
Em 1974 foi fundado no local o Instituto de Comunicação Ipanema, onde foram desenvolvidos cursos de arquivo com professores especializados e paleógrafos. A casa abrigou ainda a Escola Menino de Jesus e a Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida até ser comprado por uma família da suíça que não vivia no Brasil. Foi o período de maior abandono e deteriorização do Casarão.
O tempo passou e em 1996 a Prefeitura declarou o terreno e a casa local de utilidade pública. O imóvel foi desapropriado no ano seguinte e após algum tempo de estudo iniciou-se uma grande obra de restauração. A obra foi feita com uma preocupação: manter toda a beleza do local intacta.
O Casarão dos Prazeres foi reinaugurado em 2001 e passou a ser administrado pela Secretaria de Educação, que implantou no lugar atividades educacionais e culturais. Dez anos depois e muito bem conservada, a casa oferece atualmente as seguintes atividades:
- Esportes: Capoeira, Judô e iniciação esportiva em Basquete, Handebol e Vôlei.
- Dança: Balé, Jazz, Dança Contemporânea e Vídeo-dança.
- Artes: Desenho e pintura, Corte e costura, Artes plásticas e Teatro.
- Informática: Produção audiovisual e internet.
- Música: Musicalização, Violão, Guitarra, Cavaquinho, Baixo e Bateria.

Texto publicado em 11 de julho de 2012 no Grupo Rio Antigo

3 comentários:

  1. Moro próximo a este imóvel e percebo que o mesmo está necessitando uma reforma geral,pois o seu exterior encontra_se bem deteriorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação no nosso blog. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...