terça-feira, 31 de março de 2015

CAIU, CAIU, PRIMEIRO DE ABRIL


Corri no guarda-roupa e escolhi a camisa mais branca, quero entrar o novo ano com muita saúde. A bermuda, até tentei achar amarela, mas infelizmente não tenho nenhuma para emburacar o ano com dim-dim no bolso. Mas o que não falta é imaginação, então logo arrumei aquele jeitinho para dar aquela enrolada na simpatia popular. Pensando bem, bermuda posso usar uma vermelho paixão, e a cuequinha, essa sim amarela, vai ser a responsável pelo “faz me rir”. Ah, comprei também uma caixa de morteiro 3 tiros para acordar a vizinhança e recepcionar com muito barulho o ano que chega.

Ano que chega em abril?

Pois é, antigamente era assim. Desde o começo do século XVI, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes que rolavam a noite adentro, durante uma semana, só  terminando 1º de Abril. Em 1562, o Papa Gregório XIII (1502-1586) instituiu um novo calendário para o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano começava em  1º de janeiro. Porem, nem todos os reis resolveram de imediato adotar o novo calendário, como foi o caso do rei francês Carlos IX (1560-1574) que só seguiu o decreto papal dois anos depois em 1564, e mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou ignoraram ou esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. E como “troladores” existem desde os primórdios, não perderam a chance de dar uma sacaneada nessa gente. Começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior – apelidados de “bobos de abril”  - presentes estranhos e convites para festas que não existiam ( QUE SACANAGEM! ). Com o tempo a brincadeira tomou o país e 200 anos depois chegou à Inglaterra, e hoje é conhecida em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Então estou contando as horas para estourar minha cidra Cereser, pois champanhe francês não dá né. E convenhamos, onde esta a regra que a comemoração tem que ser  com champanhe e não cidra? O que vale mesmo é a rolha sair com pressão e dar aquele banho lambuzando quem esta em volta.

Enquanto termino esse texto, o ponteiro menor esta no onze e o maior esta entrando no seis, então tenho que correr.

BOM ANO NOVO PARA TODOS, OU CAIU, CAIU, PRIMEIRO DE ABRIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...