domingo, 1 de março de 2015

Ilha do Governador, Terra Natal de Araribóia


Responda rápido. Qual a terra natal de Araribóia?
Pode ter até passado pela sua cabeça Niterói, mas esta cidade foi dada de presente ao chefe da tribo Temiminós pela importante ajuda na expulsão dos franceses da Bahia de Guanabara. Franceses  que com o auxílio dos Tamoios em 1555 fizeram Araribóia e sua tribo deixarem sua terra, Ilha de Paranapuã (atual Ilha do Governador) e se deslocarem e reorganizar sua aldeia na Capitania do Espírito Santo.
Somente depois de 1567 quando Mem de Sá doou mais que metade do seu território ao seu sobrinho Salvador Correia de Sá, futuro governador geral da capitania (1568 a 1572), a Ilha passou a se chamar “do Governador”. Salvador Correia de Sá transformou-a em uma fazenda onde se plantava cana-de-açúcar, com um engenho para produção de açúcar, exportado para a Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII.
Em 1663, foi lançado ao mar o Galeão Padre Eterno, na época o maior navio do mundo. O galeão foi construído num local da ilha que passou a ser conhecido como Ponta do Galeão, originando o atual bairro do Galeão.
Para quem frequenta a Praia da Bica, um lugar bastante badalado na Ilha do Governador, principalmente por seus restaurantes, precisam saber que a origem do nome é referente a uma fonte que o pequeno D. Pedro tomava banho enquanto seu pai Príncipe-Regente D. João VI divertia-se caçando. Ali pertinho da mesma Praia da Bica localizada na Praça Jerusalém esta localizada a Igreja Nossa Senhora da Conceição datada de 1662. Há indícios de que o altar da Capela tenha sido trazido de navio da Alemanha, ou que tenha sido montado no Brasil, a partir de matéria-prima alemã.

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Capela Imperial

Ao lado da igreja existiu o Palacete Santa Cruz, que no inicio dos anos 60 foi derrubado para ser construído mais um prédio residencial. Este palacete foi sede da Fazenda da Conceição e adquirida em 1903 pela Companhia Lavoura e Colonização São Paulo, posteriormente denominada Empresa Cerâmica Santa Cruz. O presidente desta empresa, Joaquim Sampaio Vidal , após deixar o cargo de Ministro da Fazenda do Presidente Arthur Bernardes , decide deixar de lado a produção de tijolos e telhas para urbanizar e lotear os terrenos, dando origem a partir de 1936 ao Jardim Guanabara.

Palacete Santa Cruz

Texto publicado em 18 de agosto de 2012 no Grupo Rio Antigo.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...